Câmeras frias aumentam capacidade de armazenamento de polpa de frutas - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

26 de jun. de 2014

Câmeras frias aumentam capacidade de armazenamento de polpa de frutas

Teixeira - PB: O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, através do Projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, instalou câmeras frias nas Unidades de Beneficiamento de Polpa de Frutas, localizadas nas comunidades Poços de Baixo e Fava de Cheiro no município de Teixeira.

Com a instalação das câmeras frias, aumentou a capacidade de armazenamento de polpa de frutas das unidades de beneficiamento, permitindo que famílias das comunidades atendidas e de comunidades vizinhas aproveitem melhor o potencial frutífero existente em suas propriedades.

A instalação das câmeras frias gerou renda para as famílias que compõem as unidades e também para as que passaram a fornecer frutas. De acordo com Sandra Guedes da comunidade Poços de Baixo triplicou o número de fornecedores “antes tínhamos uma média de dez pessoas que forneciam frutas para a unidade de Poços, hoje temos trinta. Tem família, que lucra de trezentos a quatrocentos reais, por mês”.

Outra vantagem que se comemora é que a partir de agora, polpas de determinadas frutas, como umbú, poderão ser fornecidas no período pós-safra. Antes, na época da safra as frutas eram utilizadas para o consumo familiar, o excedente servia para alimentar os animais, outra parte era desperdiçada.

“Na época da safra, havia um desperdício muito grande de frutas porque não tínhamos onde armazená-las. A instalação da câmera fria foi muito importante, porque agora nós temos um local para armazenar polpa durante e depois da safra”, enfatizou Verônica Teles, comunidade Poços de Baixo.

A venda das polpas é feita para famílias da zona rural e da cidade, comércio varejista (lanchonetes e mercadinhos), do município de Teixeira e para a merenda escolar dos municípios de Teixeira, Maturéia, Desterro, São José do Bonfim, Patos, São Mamede, Santa Luzia e Catingueira, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira executado nos municípios de Teixeira, Cacimbas e Maturéia é patrocinado pela Petrobrás.

Desterro1 com Ascom CEPFS

Siga o Desterro1 no Twitter e Facebook. Circule Dário Cardoso.
Reprodução permitida desde que seja mencionado Desterro1.com/Autores das Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner