A Educação da Paraíba é elogiada durante evento do Parlamento Juvenil do Mercosul - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

23 de jul. de 2014

A Educação da Paraíba é elogiada durante evento do Parlamento Juvenil do Mercosul

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) realizou, entre os dias 16 e 19 de julho, na Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília, sua última fase da etapa nacional. Os 27 alunos, escolhidos na etapa ocorrida em Gramado, para representar seus estados participaram de uma formação para iniciar a simulação do mandato de dois anos com palestras sobre o PJM, ministrada pelo senador Eduardo Suplicy, e sobre a importância das secretarias de educação dar continuidade ao programa, pelo ministro da educação, Henrique Paim.

O coordenador do programa na Secretaria de Estado da Educação (SEE) Ewerton Alexander acompanhou o aluno João Pinheiro do IFPB, representante da Paraíba no PJM. Ewerton falou sobre a importância do programa para o Estado e apresentou o atual cenário da Educação na Paraíba, considerando a construção das escolas técnicas, as reformas das escolas e a inovação no ensino por meio da implantação da robótica.

Estavam presentes representante da secretária adjunta da Presidência da República, coordenadores gerais do programa no MEC, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o palestrante no evento, o senador Eduardo Suplicy, que elogiou a educação da Paraíba: “O Brasil precisa imitar estas ações, principalmente no que se refere ao ensino profissionalizante com a construção das escolas técnicas, pela necessidade de formar os alunos brasileiros para o mercado de trabalho”, ressaltou o senador.

Uma Declaração Nacional do Mercosul foi escrita pelos 27 alunos escolhidos no Brasil e entregue no evento. Na próxima etapa, que acontecerá em Buenos Aires, será escrita uma carta pelos alunos representantes dos países do Mercosul sobre o tema “O Ensino Médio que queremos”.

PJM – Trata-se de uma ação que promove a participação dos estudantes de ensino médio público dos países do Mercosul, servindo como espaço para encontro e diálogo a partir da discussão de temáticas de interesse comum, com foco na formação política e cidadã da juventude.

Na primeira etapa do programa, alunos de todos os estados brasileiros enviaram uma redação com o tema “O Ensino Médio que queremos”, a partir da qual três alunos de cada unidade federativa foram selecionados. Na Paraíba, a aluna da rede estadual Alessandra da Silva Ferreira, de 14 anos, que cursa a 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual João Rogério Dias de Toledo, em Assunção, ficou entre os três finalistas, além de dois alunos do IFPB de Campina Grande. Eles participaram da segunda etapa, que ocorreu em Gramado, onde foi escolhido por votação o aluno do IFPB.

Após a etapa em Buenos Aires eles terão mandato de dois anos como Parlamentares Juvenis do Mercosul, e neste período passarão pelos países que fazem parte do Mercosul. Durante o processo os alunos vão trocar informações acerca da realidade do ensino médio em seus Estados e Países e juntos com os parlamentares de outros países concluir a Declaração Internacional do Mercosul dos estudantes do ensino médio.


SecomPB

Siga o Desterro1 no Twitter e Facebook. Circule Dário Cardoso.
Reprodução permitida desde que seja mencionado Desterro1.com/Autores das Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner