.jpg)
"O ministro da Defesa" dos separatistas, Igor Strelkov, informou em sua página do Vkontakte (Facebook russo) que os rebeldes derrubaram um avião de transporte militar ucraniano An-26 no mesmo horário e região da queda do Boeing-777 malaio, com 298 pessoas a bordo.
Strelkok publicou em seu site um vídeo da coluna de fumaça produzida logo após a queda do avião, que corresponde ao impacto do Boeing malaio no solo exibido no Facebook.
"Abatemos um An-26 próximo a Snijné", escreveu às 13H37 GMT (10H37 Brasília) Igor Strelkov, cidadão russo apresentado pelos serviços ucranianos como um coronel da Inteligência militar.
Snijné está situada na mesma zona onde o avião da Malaysia Airlines foi abatido, sob o controle dos rebeldes pró-Moscou, por volta das 13H20 GMT.
Um An-26, avião de transporte ucraniano, foi derrubado pelos rebeldes no dia 14 de junho, provocando a morte de 49 militares, no ataque mais fatal contra as forças ucranianas desde o início de suas operações no leste, em meados de abril.
O Serviço de Segurança Ucraniano (SBU) publicou na noite desta quinta-feira a transcrição de um diálogo entre dois líderes rebeldes após o incidente com o Boeing.
- "Foi o pessoal do posto de Tchernoukhine que derrubou o avião. Ele se desintegrou no ar, Major".
- "E agora, Grek"?
- "Era um avião civil, 100%" (...).
- "Não tinha armas"?
- "Não, apenas civis".
- "Há documentos?"
- "Sim, tem um, de um estudante indonésio".
Igor Strelkov não informou nas redes sociais como o avião foi derrubado a uma altitude de 10 mil metros, mas em uma mensagem na conta oficial no Twitter da "República Popular de Donetsk" - que foi posteriormente retirada - os rebeldes afirmam ter capturado uma "bateria ucraniana de A1402", mísseis terra-ar capazes de atingir alvos a 25 km de altitude.
Horas após o incidente, o porta-voz militar ucraniano Andriï Lyssenko disse que os rebeldes baseados em Snijné têm sistemas Bouk "destinados a abater aviões e helicópteros à pequena e média altitudes".
Os rebeldes pró-Moscou afirmam que o avião malaio foi derrubado pelas forças armadas ucranianas e denunciaram uma "provocação".
Um oficial dos Estados Unidos, que pediu para não ser identificado, disse que um míssil terra-ar derrubou o avião, mas não pôde precisar se o disparo partiu dos separatistas pró-Moscou na Ucrânia, de tropas russas na fronteira ou de forças do governo ucraniano.
Veja imagens do acidente:
MSN
Reprodução permitida desde que seja mencionado Desterro1.com/Autores das Fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.