Escolas apresentam experiências exitosas desenvolvidas por meio do Projeto A Cor da Cultura - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

27 de ago. de 2014

Escolas apresentam experiências exitosas desenvolvidas por meio do Projeto A Cor da Cultura

Três escolas da rede estadual apresentaram, nesta terça-feira (26), as experiências exitosas desenvolvidas por meio do Projeto A Cor da Cultura. A Escola Normal Estadual Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, da 3ª Regional de Campina Grande, mostrou o projeto “Saberes e Fazeres da Comunidade Caiana dos Criolos e do Distrito de Zumbi”, a Escola Orlando Venâncio dos Santos, da 4ª Regional de Cuité, o projeto “A Escravidão na Serra de Cuité” e Escola Cel. Jacob Guilherme Frantz, da 9ª Regional de Cajazeiras, o projeto interdisciplinar “Cultura Afro-brasileira – Recontar a história, valorizar a diversidade”.

As apresentações integraram a programação realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc), em parceria com o Canal Futura, na tarde dessa terça-feira, no Sest/Senat, localizado no Distrito Industrial de João Pessoa, onde houve também palestra de Acompanhamento do Projeto “A Cor da Cultura” no Estado da Paraíba.
Uma mesa temática seguida de debate sobre “A função da escola na luta contra as desigualdades raciais na perspectiva da lei 10.639” foi ministrada pela professora Ivonildes da Silva Fonseca, fundadora do Instituto de Referencia Étnica (IRÊ) e Assessora da Bamidelê-Organização de Mulheres Negras na Paraíba, e por Marcio André dos Santos, professor de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“A Cor da Cultura” – É um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, que objetiva tornar visíveis a memória e o patrimônio construídos pelos africanos e seus descendentes no Brasil, baseando-se na equidade, no respeito às diferenças, na pluralidade, na diversidade, no diálogo e na troca como únicos caminhos possíveis para a produção do conhecimento. A ação teve início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

O projeto, em apoio à implementação da Lei 10.639, consiste na formação de professores e na entrega de kits pedagógicos, que apoiam o trabalho do professor em sala de aula, composto por DVDs com os programas voltados para o público infantil, educadores e o público em geral; cinco cadernos pedagógicos; um CD de músicas feitas com instrumentos de origem afro-brasileiros; jogo “Heróis de Todo Mundo”, mostrando as personalidades negras de destaque mundial; mapa da África; mapa dos Valores Civilizatórios Brasileiros e Diáspora Africana e um minidicionário de palavras de origem africana.

Com Secom

Siga o Desterro1 no Twitter e Facebook. Circule Dário Cardoso.
Reprodução permitida desde que seja mencionado Desterro1.com/Autores das Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner