Comunidades Quilombolas de Cacimbas Festejam o Dia da Consciência Negra - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

27 de nov. de 2014

Comunidades Quilombolas de Cacimbas Festejam o Dia da Consciência Negra

Aconteceu neste dia 20 de novembro, na comunidade Chã, no município de Cacimbas, uma vasta programação em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.


Por volta das 9h da manhã, representantes de diversas comunidades dos municípios de Cacimbas , Desterro  e Teixeira seguiram em caminhada desde a sede do distrito de São Sebastião, até a sede da comunidade Chã, onde se desenvolveu toda a programação.

Após a acolhida dos(as) participantes, houve um rico momento de apresentações culturais relatando a memória da chegada, lutas e contribuições diversas dos negros para a formação do Brasil enquanto Nação.

Às 11h foi concelebrada a Santa Missa pelos padres João Saturnino e Espedito Caetano. O padre João Saturnino, presidente da Ação Social Diocesana de Patos,  lembrou em sua homilia a grande dívida Social do Brasil para com as populações negras. Ele lembrou ainda  que os avanços e conquistas dos últimos anos, tanto na legislação, quanto nas políticas públicas, devem ser entendidos como direitos e não como favores.

Após a celebração eucarística, merece destacar a entrega do Certificado emitido pela Fundação Palmares, que confere às comunidades Chã e Aracati o reconhecimento de Comunidades Remanescente de Quilombos. Com esse reconhecimento, as referidas comunidades ficam habilitadas a acessar ações governamentais e Políticas Públicas específicas para essa população.

Padre João agradeceu ainda a todas as organizações-parceiras que vêm colaborando para a  organização e melhorias na vida daquelas comunidades, a exemplo da Ação Social Diocesana de Patos (ASDP), Central das Associações Comunitárias de Cacimbas e Região (CAMEC),  Centro de Assessoria à Agricultura Familiar(CAAF), Cáritas Brasileira e o Centro de Educação Popular e Formação Social(CEPFS)

Após o almoço coletivo preparado pela comunidade, a programação teve continuidade, com torneio de futebol, escolha da garota Quilombola, bingo  e muita festa.

Fonte: Diocese de Patos
Texto: José de Anchieta de Assis
Fotos: Renalle Benício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner