O Bispo diocesano de da cidade de Patos, Dom Eraldo, realizou na manhã desta quinta feira 05/03, uma reunião que contou com as presenças de diversas lideranças locais, a exemplos: o Prefeito Léo Terto, os Vereadores José Cariolando (Holanda), José Pereira (Léla), Júnior Barros, além do ex-prefeito Geraldo Paulino, secretários municipais, populares e a imprensa local.
Também foram registradas as presenças dos secretários: Rogério dos transportes, Cícero Sherdan de planejamentos, Edilson da agricultura, Genilson das finanças, Geiza da saúde, Olavo Silva da comunicação, Padre Albaní e demais servidores de outras áreas. O encontro bastante participativo aconteceu na Casa Legislativa Maria do Socorro Melo desta cidade, onde foi debatido sobre diversos temas políticos, culturais, sociais, religiosos dentre outros.
O presidente da Câmara José Cariolando, fez a abertura da reunião, na ocasião ele agradeceu aos presentes, falou da satisfação da visita do Bispo, apresentou as autoridades e em seguida repassou a palavra a Dom Eraldo. O religioso falou da relação Igreja sociedade e do compromisso que esta instituição tradicional tem com as demais instancias sociais, se referindo à família, escolas, políticas, a fim de se construir uma sociedade cada vez mais justa, solidária, ética e participativa.
.jpg)
.jpg)
O Prefeito Léo explicou sobre os problemas ocasionados pela seca e destacou as ações de abastecimentos que vem desempenhando frente o município para amenizar os sofrimentos da população. “Apesar das dificuldades financeiras e das constantes quedas dos recursos, temos feito o possível para ajudar as pessoas no enfrentamento das econômicas e climáticas que estamos vivenciando”, ponderou o gestor.
O segundo fator observado foi sobre as questões básicas de saúde que precisam ser melhoradas a fim de evitar deslocamentos de pacientes para outros centros de tratamentos, onde na maioria das vezes aumentam o sofrimento e as humilhações destes e de seus acompanhantes.
O terceiro ponto de discussão foi sobre a falta de perspectivas dos jovens que sem opção de lazer, formação educacional e profissional, precisa deixar suas famílias por terem que viajar logo cedo para os grandes centros em busca de oportunidades de trabalho, o que nem sempre dar certo. O Bispo orientou as autoridades para que desenvolvam políticas públicas de inclusão social com as comunidades e demais seguimentos parceiros interessados, tendo como objetivo a redução das desigualdades e mazelas sociais existentes.
Por fim, Dom Eraldo reconheceu algumas potencialidades locais e regionais e disse ser possível explorar esses espaços com capacidades e talentos diante de ações de intercâmbios planejadas. O Reverendo criticou com veemência os gastos públicos desnecessários que muitos gestores insistem em realizar com festas mundanas que contribuem com a imoralidade atrapalhando a verdadeira cultura Nordestina que é rica em diversidade.
“A verdadeira Cultura Nordestina é muito rica e deve ser estimulada e promovida com o autêntico forró pé de serra, cantorias de violeiros, artesanatos e outros eventos característicos, isso sim dar prazer e gasta bem menos, as escolas, os políticos precisam trabalhar os jovens nesse sentido, a fim de mudar essa mentalidade de preferirem as bandas sem vergonhas da vida”, ponderou o religioso.
Ele defende também uma maior participação e entrosamentos dos legisladores com o executivo, para que elaborem projetos viáveis que der suporte aos jovens no tocante a bolsas de estudos, casas de apoios, oficinas de músicas, teatros, capoeiras, práticas esportivas e outros.
Ao fazer o uso da palavra, o Vereador Júnior Barros se mostrou dividido com a conclusão do asfalto que já beneficia a população dos municípios de Desterro e Cacimbas, segundo o parlamentar as obras trás grandes benefícios e desenvolvimento em todos os âmbitos que vão desde a geração de empregos, crescimento econômico, comodidade, mobilidade, além de tirar as cidades do isolamento.
“Se o progresso melhora com o asfalto que significa para nós cacimbenses um sonho de várias décadas, por outro lado, surgem as preocupações com condutores em alta velocidade que põem em risco suas vidas e a dos outros, pode também favorecer o surgimento de drogas, diante do exposto defendo a realização de campanhas educativas de conscientização dos condutores e pedestres em parcerias com as escolas, igrejas, poder público e sociedade civil organizada”. Destacou Júnior Barros.
Por: Olavo Silva
Desterro1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.