



“Ainda temos grandes questões a serem discutidas, mas, todos nós saímos destes congressos mais fortalecidos para a luta”, falou, ao mesmo tempo em que agradeceu o apoio e acolhida do Governo do Estado, por meio dos servidores da SES, a quem pediu que o público aplaudisse de pé.
A gerente operacional de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena, lembrou que 90 servidores da Secretaria participaram da organização do evento, que foi preparado durante um ano e meio. “Valeu a pena todo esforço e empenho, pois o evento foi um grande sucesso. Todos nós saímos daqui diferentes e retornaremos para casa com um olhar diferenciado e espero que este mesmo olhar chegue aos serviços e até aos usuários do SUS. O Brasil ganha muito com isso e que bom que tudo aconteceu na nossa Paraíba, que continua de braços abertos para novas parcerias”, falou.
Ações de Saúde na Paraíba – A secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, foi palestrante de uma das sessões paralelas dos Congressos, na tarde dessa sexta-feira. Ela apresentou as ações da SES na atenção integral às pessoas vivendo com HIV/Aids. “A mesa foi bem interessante porque teve o olhar das três esferas da gestão: o Ministério da Saúde com proposta de reorganização do modelo de atenção, da experiência de Maceió e as ações da SES”, falou.
Maura mostrou os dados da Paraíba referentes à Aids, onde demonstram que a doença atinge mais pessoas do sexo masculino, heterossexuais, com a maior prevalência na faixa etária de 30 a 39 anos, sendo que em 2015 a idade mais atingida está sendo entre 20 e 29 anos. Outro dado é que os óbitos estão diminuindo no Estado.
A secretária apresentou as ações no Estado para o combate a Aids. Na prevenção, são distribuídos preservativos, realizadas campanhas informativas e qualificação dos trabalhadores em saúde, com ênfase na educação permanente. Na assistência, é oferecido o diagnóstico por meio do teste rápido, em hospitais, Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da família e construção da rede de cuidados integral e regionalizada.
Ainda é feita articulação com os movimentos sociais/ONGs, editais de incentivo às ONGs, participação em fóruns temáticos e fortalecimento do controle social. Maura Sobreira informou ainda que é feito o teste rápido e aconselhamento para pessoas privadas de liberdade com qualificação das equipes de saúde nos presídios, que está sendo implantado o comitê estadual de saúde integral da população LGBT e que, atualmente, 172 municípios paraibanos estão realizando testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.