O volume de água do açude Epitácio Pessoa, do município de Boqueirão, atingiu hoje (25) o mais baixo nível de sua história. Segundo planilha disponível na página de Internet da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba), o reservatório tem apenas 30.678.056 metros cúbicos de água, o que corresponde a 7,4% de sua capacidade total (411.686.287 m3).
![]() |
Fotografia de um ano atrás, quando o açude estava com 17% de sua capacidade (Foto: G1) |
Boqueirão é a principal fonte de água de beber e outros usos da população de Campina Grande e de outras 18 cidades, que por conta da situação a que chegou o açude sofrem com o racionamento desde dezembro de 2014. No começo de julho deste ano, quando o nível da água baixou a 8,7%, a Agência Nacional de Águas (Ana) mandou instalar 15 sondas próximo ao sistema de captação para poder aferir a qualidade da água.
Segundo os especialistas em recursos hídricos, sem perspectiva de chuvas que possam recuperar minimamente o volume do açude, Boqueirão depende de um dilúvio no Compartimento da Borborema ou da chegada das águas transpostas do rio São Francisco para não secar de vez. Mas a obra da transposição, ainda que seja concluída em dezembro deste ano, como promete o governo, não terá como abastecer os mananciais da Paraíba antes do segundo semestre de 2017.
O açude de Boqueirão foi construído pelo Dnocs entre 1951 e 1956, sendo inaugurado em janeiro de 1957 pelo presidente Juscelino Kubitschek.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.