Morre aos 90 anos o teixeirense Frei Hugo Fragoso - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

6 de nov. de 2016

Morre aos 90 anos o teixeirense Frei Hugo Fragoso

No dia em que a Igreja celebrou a memória de todos os fiéis falecidos, Frei Hugo Fragoso Batista celebrou sua páscoa definitiva, por volta das 20h na enfermaria do Convento São Francisco em Salvador, na presença de seus confrades.

Frei Hugo Fragoso nasceu aos 16 de julho de 1926 na cidade de Teixeira no sertão paraibano. Filho de José Fragoso e Maria José, foi o quarto filho de sete irmãos.  De 1939 a 1941 estudou o curso ginasial no Colégio Seráfico de São Pedro Gonçalves em João Pessoa – PB, seguindo logo após, de 1942 a 1944, para o curso clássico em Lagoa seca – PB. Ingressou no noviciado em 1945, em Olinda– PE, e, por costume das Ordens Religiosas trocou o nome de batismo (Luis) para Hugo. Emitiu os primeiros votos em 1946, os votos solenes em 1949, e foi ordenado presbítero em 1951, seguindo logo depois para Roma, onde morou até 1956 e doutorou-se em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Antoniano.

Frei Hugo ensinou na Faculdade Franciscana de Teologia em salvador de 1956 a 1967. Lecionou também História da Igreja no instituto Teológico do Recife (ITER), do qual foi membro cofundador. Retornou à capital baiana, onde ensinou História da Igreja, na Universidade Católica de Salvador de 1970 a 1991.  Foi Professor visitante do Instituto de Teologia de Ilhéus –BA e de Fortaleza – CE. Fez Parte da Comissão de Estudos da História da Igreja da América Latina (CEHILA), cujo objetivo era proceder a uma releitura e reelaboração da História da Igreja a partir do povo, dos indígenas e do excluído. Em 2003 publicou o livro São Francisco do Paraguaçu – Uma História sepultada sob Ruínas, além de uma série de monografias sobre a História do Brasil e da Ordem Franciscana.

Prestou o serviço de assistência espiritual as Fraternidades de OFS do Convento de São Francisco e da Pequena Família Francisca (PFF) em Salvador até quando, impossibilitado pela idade e saúde frágil, recolheu-se à Enfermaria do Convento de São Francisco na capital baiana, vindo a falecer na noite de ontem. A Missa de Corpo presente foi celebrada hoje, dia 03/11/2016, às 15h, seguido do Sepultamento. 

Fonte: OFM Santo Antônio Salvador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner