
Frei Hugo Fragoso nasceu aos 16 de julho de 1926 na cidade de Teixeira no sertão paraibano. Filho de José Fragoso e Maria José, foi o quarto filho de sete irmãos. De 1939 a 1941 estudou o curso ginasial no Colégio Seráfico de São Pedro Gonçalves em João Pessoa – PB, seguindo logo após, de 1942 a 1944, para o curso clássico em Lagoa seca – PB. Ingressou no noviciado em 1945, em Olinda– PE, e, por costume das Ordens Religiosas trocou o nome de batismo (Luis) para Hugo. Emitiu os primeiros votos em 1946, os votos solenes em 1949, e foi ordenado presbítero em 1951, seguindo logo depois para Roma, onde morou até 1956 e doutorou-se em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Antoniano.
Frei Hugo ensinou na Faculdade Franciscana de Teologia em salvador de 1956 a 1967. Lecionou também História da Igreja no instituto Teológico do Recife (ITER), do qual foi membro cofundador. Retornou à capital baiana, onde ensinou História da Igreja, na Universidade Católica de Salvador de 1970 a 1991. Foi Professor visitante do Instituto de Teologia de Ilhéus –BA e de Fortaleza – CE. Fez Parte da Comissão de Estudos da História da Igreja da América Latina (CEHILA), cujo objetivo era proceder a uma releitura e reelaboração da História da Igreja a partir do povo, dos indígenas e do excluído. Em 2003 publicou o livro São Francisco do Paraguaçu – Uma História sepultada sob Ruínas, além de uma série de monografias sobre a História do Brasil e da Ordem Franciscana.
Prestou o serviço de assistência espiritual as Fraternidades de OFS do Convento de São Francisco e da Pequena Família Francisca (PFF) em Salvador até quando, impossibilitado pela idade e saúde frágil, recolheu-se à Enfermaria do Convento de São Francisco na capital baiana, vindo a falecer na noite de ontem. A Missa de Corpo presente foi celebrada hoje, dia 03/11/2016, às 15h, seguido do Sepultamento.
Fonte: OFM Santo Antônio Salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.