
Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Entretanto, os europeus, já gananciosos, descobriram nosso ouro e as demais pedras preciosas existentes na Ilha de Vera Cruz, primeiro nome de nossa Pátria. Exploraram ao máximo o que tínhamos de melhor, trouxeram padres para catequizar nossos índios, que tiveram de se adaptar aos “bons costumes” do velho continente. Nos levaram tudo! E assim continuou, com a chegada de africanos, que tanto trabalharam e, assim como as tribos, os quilombos sofreram com a escravidão nas mãos de portugueses. Muitos se perguntam: será que de fato somo um país independente?

O município de Cacimbas, localizado no Sertão paraibano, tem um dos melhores índices na educação infantil e agora inicia mais uma importante ação na alfabetização de jovens e adultos, graças ao trabalho do Prefeito Léo, do vice Dija, do secretário de educação Júnior Barros, diretores e professores comprometidos com o desenvolvimento da rede pública municipal de ensino.
Fonte: MAURÍCIO ROSA - SECOM/PMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.