São Sebastião: 7 de Setembro celebrado na Escola Vereador Manoel de Almeida - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

11 de set. de 2017

São Sebastião: 7 de Setembro celebrado na Escola Vereador Manoel de Almeida

A escola Vereador Manoel de Almeida, localizada no Distrito de São Sebastião de Cacimbas celebrou na manhã de hoje, 7 de setembro o Dia da Independência do Brasil, dado que foi nesse dia em que, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro tornou o país independente.

Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.

No dia 22 de abril de 1500, descobriu-se um novo paraíso. Um lugar lindo, com as mais belas árvores, as mais impressionantes cachoeiras e a maior diversidade de animais já vista. Brasil, diverso, encantador, habitado somente por “seres pardos, um tanto avermelhados”, como disse Pero Vaz de Caminha, em sua carta destinada ao rei de Portugal, em 1º de maio daquele mesmo ano.

Entretanto, os europeus, já gananciosos, descobriram nosso ouro e as demais pedras preciosas existentes na Ilha de Vera Cruz, primeiro nome de nossa Pátria. Exploraram ao máximo o que tínhamos de melhor, trouxeram padres para catequizar nossos índios, que tiveram de se adaptar aos “bons costumes” do velho continente. Nos levaram tudo! E assim continuou, com a chegada de africanos, que tanto trabalharam e, assim como as tribos, os quilombos sofreram com a escravidão nas mãos de portugueses. Muitos se perguntam: será que de fato somo um país independente?

Conhecido como o Dia da Independência, 7 de Setembro é um feriado marcado por eventos como desfiles cívico-militares por todo o País, aos quais milhares de pessoas comparecem. A Escola Vereador Manoel de Almeida trouxe a equipe de diretores, professores, auxiliares, funcionários, alunos e pais de alunos para para cantarem o Hino da Independência, Hino Nacional Brasileiro e o Hino do município de Cacimbas, mais uma vez, as esperanças foram renovadas, o sonho de um país livre foi revitalizado. E como gente forte que sempre fomos, fica marcada esta data nos anais da história da educação municipal.

O município de Cacimbas, localizado no Sertão paraibano, tem um dos melhores índices na educação infantil e agora inicia mais uma importante ação na alfabetização de jovens e adultos, graças ao trabalho do Prefeito Léo, do vice Dija, do secretário de educação Júnior Barros, diretores e professores comprometidos com o desenvolvimento da rede pública municipal de ensino.


Fonte: MAURÍCIO ROSA - SECOM/PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner