João Azevêdo (PSB) é eleito governador da Paraíba - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

7 de out. de 2018

João Azevêdo (PSB) é eleito governador da Paraíba

Candidato tinha 58% dos votos válidos na PB até as 20h30, quando 92% da apuração estava concluída. Lucélio Cartaxo obteve 23% dos votos, Zé Maranhão, 17%, Tárcio Teixeira 0,8% e Rama Dantas 0,1%.

João Azevêdo (PSB) foi eleito governador da Paraíba neste domingo (7). O candidato obteve 58% dos votos válidos no primeiro turno das Eleições 2018, até 20h30, quando a Justiça Eleitoral contabilizava 92% da apuração concluída. Lucélio Cartaxo (PV) obteve 24% dos votos, Zé Maranhão (MDB), 17%, Tárcio Teixeira (PSOL), 0,8% e Rama Dantas (PSTU), 0,1%.

O candidato ao governo da Paraíba, João Azevêdo (PSB), que tem como vice da chapa a candidata Lígia Feliciano (PDT), nasceu em 1953, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. Em 1979 ele se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, no ano seguinte, assumiu a diretoria da Divisão de Planejamento Habitacional do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (IPEP), quando também terminou a pós-graduação em metodologia do ensino técnico.

João Azevêdo foi professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), chefe da assessoria de planejamento econômico da Urban. Em 1986 ele assumiu a secretaria de serviços urbanos da prefeitura de João Pessoa e em 2003 ocupou o cargo de secretário de planejamento da prefeitura de Bayeux. Na vida pública, o candidato também passou pela chefia de gabinete da Sedurb, assessoria da Seplan e secretaria de habitação.

Em 2007, João assumiu a secretaria de infraestrutura de João Pessoa e, em 2011, tornou-se secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, função da qual foi exonerado no dia 5 de abril de 2018 para disputar o cargo de governador.

Retrospectiva da campanha eleitoral
O período de campanha eleitoral começou no dia 16 de agosto, no primeiro turno, e foi encerrado no dia 6 de outubro, com uma duração de 52 dias. O G1 acompanhou o cumprimento das agendas de campanha de todos os candidatos ao governo da Paraíba, momento em que as propostas de governo são apresentadas paulatinamente.


Com início no dia 10 de setembro, o G1 e o JPB 1ª Edição realizaram uma série de entrevistas com os candidatos. As sabatinas contaram com a participação de leitores do portal e telespectadores, que enviaram perguntas antes e durante o evento. Os candidatos também participaram de sabatinas na rádio CBN Paraíba e de debate nas TVs Cabo Branco e Paraíba, ocorrido na noite da última terça-feira (2).

Principais propostas
Durante a campanha, João Azevêdo defendeu a criação de escolas em tempo integral e ensino bilíngue, novas escolas técnicas, e uma nova modalidade de EJA. João prometeu ampliar o número de leitos para internações de longa permanência e reformar os hospitais que integram a Rede Estadual de Saúde.

No setor de infraestrutura, defendeu a conclusão da implantação da Adutora Transparaíba, realização das obras para a contenção da erosão da Barreira de Cabo Branco e implantação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) em Campina Grande. O plano de governo dele promete criar Centros de Comando e Controle em João Pessoa, Campina Grande e Patos, e implantar novos Institutos de Polícia Científica (IPC) e Núcleos de Medicina e Odontologia Legal (Numol).

O documento ainda propõe criar e manter o Programa Primeiro Emprego, fazer concurso público para a área de educação e para os quadros do sistema de segurança. Para os agentes penitenciários, pretende fortalecer planos de cargos, carreiras e remunerações. O candidato do PSB também promete, conforme plano de governo, fomentar a revitalização da cultura do algodão.

Resultado da eleição para governador da Paraíba
João Azevêdo (PSB): 58%
Zé Maranhão (MDB): 23%
Lucélio Cartaxo (PV): 17%
Tárcio Teixeira (PSOL): 0,8%
Rama Dantas (PSTU): 0,1%
Brancos/nulos: 20%
Abstenções: 14%

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner