Desterro e o grande problema da qualidade da água e situação dos rios - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

13 de out. de 2012

Desterro e o grande problema da qualidade da água e situação dos rios

Acude Geremias - Desterro PB (Foto: Dário Cardoso)
Falar da água é algo sério nesses tempos atuais, pois além da situação atual que passamos em nosso município, principalmente quando destacamos a grande estiagem que assola nosso semiárido nordestino, contudo o principal assunto que queremos destacar são as práticas que faz com que esse recurso natural vá se acabando ou vá se tornando inviável para o consumo humano.
O Acesso Desterro foi até o principal açude que abastece a cidade de Desterro ela fica localizada no Médio Sertão da Paraíba, e limita-se com municípios de Teixeira, Cacimbas, Livramento, Taperoá – PB e Itapetim – PE e se constatou algumas práticas que não são boas para que tenhamos água de qualidade, algumas delas são: a presença constatada de Lixo dentro dá água, pessoas se banhando dentro do açude, animais pastando as margens do açude. Estas são ações que fazem com que nosso maior manancial hídrico vá ficando inviável para o consumo.
Outro fator é a questão do desperdício, usar água para atividades que são desnecessárias, como lavar calçadas, carros e motos com a mangueira ligada diretamente da rede.
Outras coisas que vale ressaltar é a forma desprezível como nós desterrenses tratamos os Rios que cortam nossa cidade, primeiramente o Rio dos Porcos que começa no sitio Jatobá ao Sul da cidade, ele é alvo de lixo, formas inadequadas de cortes de terra, desmatamento dos afluentes, principalmente nas partes mais próximas ao leito. Segundo vem o Rio Taperoá que é um afluente do Rio Paraíba, e para aqueles que ainda não sabiam começa em nossas terras, ou seja, esse Rio é Desterrense e é nosso, mas o que estamos dando a ele? Lixo, esgoto, cortamos as arvores das proximidades do Leito, poluímos desenfreadamente, o soterramos com as terras de nossos roçados.
Para termos ideia os rios supracitados salvaram a população de Desterro em muitos períodos de seca e por vários anos, com Cacimbas e Poços que nosso povo tinha a salvação e não era apenas os desterrenses, outras cidades também, mas hoje a água não serve nem para o consumo animal, ai quando citamos que a cidade não cresceu é justamente por esse tipo de ações, pois “uma cidade que trata mal o meio ambiente não cresce, apenas fica velha”.
Agora neste ano de 2013, teremos uma nova equipe na Câmara de Vereadores e na prefeitura municipal, vamos ver quais serão as responsabilidades destes cidadãos para com essa situação que se encontra nossa água e nossos rios, para que ele não seja importante apenas quando o povo estiver morrendo de sede.
Fica a dica, vamos tratar melhor a água de nosso açude e nossos rios, temos apenas a eles nos momentos difíceis.

Todo recurso que é natural ele tende a acabar e as causas podem ser diversas, mais a maior é a nossa forma de consumo.


Veja o Vídeo 



Redação Acesso Desterro. 
Confira todas as Fotos 





 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner