Dário Cardoso – Desterro1:
DESTERRO PB - Em parceria com as associações comunitárias e entidades de apoio do Médio sertão da Paraíba a UAMD, realizou neste dia 22 a comemoração do Dia Mundial da Água.
O evento aconteceu no salão comunitário na comunidade de Panasco de Baixo, Desterro PB: envolvendo as associações de Riachão, Sineco, Maracajá, Panasco de Cima, Pedra Atravessada, Poço do João, Jatobá, Aparecida e Catolé, Pitombas e a anfitriã Panasco de Baixo, além o pessoal da Diretoria da UAMD e também participaram as entidades de apoio CEPFS e Ação Social Diocesana de Patos – ASDP e PROPAC.
O dia teve como tema: Água consumo consciente: Faça sua parte! Pela manhã foi realizado um Seminário sobre a “Realidade Semiárida” e sobre as “SECAS” já a tarde uma celebração.
Cronologia do Dia
Após a chegada e café foi feita a cerimônia de Oração de acolhida as comunidades, já em seguida Jose Dias, técnico da ONG CEPFS veio apresentar sobre a realidade semiárida. Como ele mesmo destacou em várias falas nossa região é possível e viável, mais pra isso temos que aprender a conviver nesse lugar, em sua apresentação teve varias formas de se garantir a água, que é o maior gargalo do nordestino.
Quando se fala de conviver muitos pensam pelo lado do se acomodar com a realidade, mas aprendemos juntos, que as próprias plantas convivem se precisar da migração, elas se adaptam, um exemplo é o próprio Mandacaru que segundo os cientistas tinha folhas que vieram a se transformar em espinhos para conviver na região, dessa forma os devemos aprender com e não combater a seca.
Ele apresentou um gráfico das principais secas ocorridas e registradas a partir de 1500, e reflete novamente o problema que nossa região água tem, chove muito, mas está faltando incentivo as formas de captar.
Chove em média 500 a 600mm na nossa região, mais há regiões que se perde até 7mm por dia isso implica dizer que se chove 1200mm em Desterro a exemplo, poderemos se perder até 1555mm durante um ano. Com isso fica um déficit alto de água, por isso a importância de se guardar e não só para o consumo humano, como também para consumo animal e produção de alimentos e forragens.
Logo em seguida ao almoço foi tirado os encaminhamentos do seminário e as 16:00 horas teve inicio a celebração com o Padre João Saturnino, pároco da cidade de Taperoá, e também Presidente da Ação Social Diocesana de Patos PB, que em suas orações fortaleceu o espírito dos presentes para que tenhamos amor para com nossa região em especial nosso município, fé e mais ações para melhoria da qualidade das nossas vidas.
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.