Dia D da campanha de vacinação emergencial contra sarampo será neste sábado - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

7 de mar. de 2014

Dia D da campanha de vacinação emergencial contra sarampo será neste sábado

Neste sábado (8), acontecerá o Dia D da Campanha de Vacinação emergencial contra o sarampo em João Pessoa, Conde, Santa Rita, Cabedelo e Bayeux. A campanha foi iniciada no dia 26 de fevereiro, com o objetivo de imunizar crianças de seis meses a cinco anos de idade na tentativa de interromper a cadeia de transmissão do sarampo na região Nordeste, já que está havendo um surto da doença nos estados do Ceará e Pernambuco. A expectativa é vacinar 95% de 70.747 crianças nessa faixa etária que existem nos cinco municípios.

“Neste sábado a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai estar presente nos cinco municípios fazendo visita técnica, para dar todo o apoio que necessitem. Até agora, pelo que estão nos informando, a procura pela vacina tem sido boa, apesar do período de carnaval, mas a nossa expectativa é que neste Dia D aumente a cobertura vacinal”, disse a chefe de Imunização da SES, Isiane Queiroga.

As vacinas estão sendo oferecidas nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17 h e no sábado haverá reforço. Em João Pessoa, por exemplo, segundo a Coordenadora de Imunização da Prefeitura, Chiara Dantas, além de todas as Unidades ficarem abertas, serão instalados 10 postos móveis em locais de grande movimentação: Bompreço, da Av. João Machado; Atacadão, no José Américo; Manaíra Shopping; Shopping Sul; Shopping Tambiá; Carrefour da BR 230 e do Bancários; Hiper Bompreço da BR 230; Extra, da Av. Epitácio Pessoa e Superbox Brasil, no bairro do Bessa.

Os pais estão sendo alertados no sentido de levarem seus filhos, mesmo que já tenham sido vacinados, e não esqueçam o cartão de vacinação, pois nos postos móveis a vacina só será aplicada com a apresentação do documento.

De acordo com o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização – PNI, a data de término da campanha será no próximo dia 14 de março e vale lembrar que a vacina é tríplice viral imunizando contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Isiane Queiroga explicou que a Secretaria de Estado da Saúde, desde antes mesmo de começar a campanha, vem promovendo reuniões com os coordenadores de imunização, dando suporte técnico e já foram repassadas 70 mil doses da vacina, além das seringas.

Importância da Vacinação - O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode atingir crianças e adultos. A transmissão acontece diretamente de pessoa para pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Em 2013, o Ministério da Saúde registrou 200 casos da doença, sendo 190 na região Nordeste.

Contraindicações - A vacina contra o sarampo não deve ser administrada em crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; câncer ou que estejam em tratamento utilizando corticosteroides em esquemas imunodepressores. As crianças submetidas à quimioterapia, radioterapia, entre outros, também devem ser imunizadas.

Desterro1 com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner