Qualificação profissional para comunidade quilombola em Pombal - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

27 de abr. de 2014

Qualificação profissional para comunidade quilombola em Pombal

O governador Ricardo Coutinho visitou neste sábado (26), na cidade de Pombal, o Sítio São João, local onde aconteceu o I Grande Quilombo – Encontro Sertanejo das Comunidades Quilombolas do Sertão. O evento teve a participação de representantes das 14 comunidades negras da região. No Sítio São João moram 86 famílias quilombolas (cerca de 200 pessoas) e o Governo do Estado tem levado ações para essa e as demais comunidades que têm uma população de 6.000 negros e negras.

No evento, o governador anunciou que no mês de maio as comunidades terão cursos de qualificação profissional e social nas áreas  de corte e costura, artesanato, embelezamento e na área agrícola. As ações em benefício das comunidades quilombolas chegam por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, dentre outras.

“A qualificação é fundamental. Se a gente qualifica o povo e depois dá um instrumento, as pessoas terão mais condições de trabalhar e melhorar suas vidas”, disse o governador. O Empreender Paraíba também assistirá os quilombolas com inclusão produtiva. Uma das metas do Governo do Estado é garantir água nas torneiras para todas as comunidades quilombolas.

“O Governo do Estado tem priorizado a construção de políticas públicas, aprendendo um pouco, buscando resgatar um pouco da grande dívida que esse Estado e o país têm com a população negra, particularmente com as comunidades quilombolas”, afirmou.

A prefeita de Pombal, Pollyanna Dutra, agradeceu a presença do Governo do Estado no município, em especial no Sítio São João, que também tem recebido políticas públicas do governo municipal. A comunidade receberá da prefeitura uma Unidade da Saúde Familiar. A prefeita destacou que os quilombolas têm importância cultural histórica com seus grupos folclóricos.

Siga o Desterro1 no Twitter Facebook.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, ressaltou que as demandas das comunidades quilombolas na Paraíba são atendidas com ações integradas de diversas secretarias. “A Emater também tem estado presente com apoio a projetos produtivos na região. Nas plenárias do Orçamento Democrático, nós temos incentivado a participação das mulheres, ocupando os espaços das falas para apresentar suas reivindicações, dialogando, fortalecendo a participação popular”.

O líder das famílias do Sítio São João, Domingos Ferreira da Silva, 84 anos, afirmou que pela primeira vez um governador visita a comunidade. A presidente da Associação do Quilombolas “Os Rufinos”, do Sítio São João, Doralice Sales de Oliveira, disse que o governo estadual tem melhorado a vida dos negros e negras da Paraíba. “Muitas conquistas dos quilombolas ainda virão com nossas lutas, nossas participações no Orçamento Democrático e através de outras caminhadas”. A comunidade apresentou o pleito de uma sede para a associação.

A menina Kauandra presenteou o governador com uma peça artesanal produzida pela comunidade. A juventude do Sítio São João está conquistando espaços nas universidades. A jovem Joana D’Arc de Oliveira Rodrigues, 21 anos, está ingressando no curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba, campus de Pombal. Ela informou que sua geração está buscando conhecimento para no futuro conseguir melhorias para a comunidade. “O incentivo vem de nossas famílias, de nossos amigos e professores”, revelou.

O Governo do Estado recebeu uma pauta de reivindicações com propostas de políticas públicas para os quilombolas e a ampliação das ações já em andamento. No Sítio São João, famílias receberam cisternas e outros benefícios. 

Desterro1 com Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner