Mais de 140 mil procedimentos são realizados no Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

23 de mai. de 2014

Mais de 140 mil procedimentos são realizados no Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba

Desde sua inauguração, em setembro de 2013 até abril deste ano, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTop) já realizou mais de 140 mil procedimentos, divididos entre internação, atendimento médico, retorno hospitalar, tratamento fisioterapêutico e psicológico, além de acolhimento por parte do Serviço Social. A unidade de saúde dá suporte e retaguarda ao Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e é considerada a primeira do Estado com esse perfil.

A instituição tem uma estrutura que acomoda 83 leitos em enfermarias e 10 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Todas as enfermarias dispõem de aparelhos de televisão e ar condicionado para conforto dos pacientes. Além de oferecer serviços na área de ortopedia, traumatologia, urologia, psicologia, assistência social e fisioterapia, realiza atendimento ambulatorial em cardiologia, com eletrocardiograma, e possui sala de gesso e raio-X. O Governo do Estado investiu mais de R$ 2 milhões na reforma do prédio e aquisição de equipamentos da nova unidade.

De acordo com o diretor geral, Marcelo Patrício, o HTop veio desafogar a demanda do Hospital de Trauma, já que o atendimento realizado na instituição é exclusivo aos pacientes que deram entrada na urgência e emergência do Hospital de Trauma. “A construção dessa unidade de saúde aliviou bastante o fluxo no atendimento, oferecendo à população mais leitos e maior rapidez e rotatividade no Trauma”, ressaltou.

O diretor técnico do Hospital de Trauma, Edvan Benevides, explicou que o novo hospital disponibilizou oito consultórios para atendimento de usuários que foram submetidos aos procedimentos cirúrgicos, em ambas as instituições, e nas diversas especialidades. “Todos os retornos estão sendo realizados no HTop, visto que preparamos uma estrutura com multiprofissionais para agilizar esse tipo de atendimento”, frisou.

Segundo a coordenadora de Enfermagem do HTop, Ana Paula Pereira, o primeiro atendimento ao paciente é feito no Hospital de Emergência e Trauma, caso ele não necessite de cirurgia emergencial e, conforme a demanda do Trauma, é encaminhado para o Hospital de Ortopedia e Traumatologia onde aguardará a cirurgia eletiva. “Depois de realizada a cirurgia no Hospital de Trauma, ele volta, ficando interno até o momento de sua alta hospitalar, quando deixa o hospital já com o primeiro retorno agendado”, explicou.

Para o paciente José Amauri da Silva, 45 anos, o atendimento é excelente. “A assistência aqui é humanizada por parte de todos os profissionais. Tudo funciona muito bem com padrão de hospital particular. Eu só tenho a agradecer pelo que está sendo feito por mim”, disse.

A unidade hospitalar conta ainda com o setor de Nutrição e Dietética. Possui em seu quadro oito nutricionistas e serve em torno de 23 mil refeições/mês, com cardápio variado, respeitando a dieta prescrita para cada paciente. A unidade de saúde oferece também aos internos prestação de serviços nas áreas de Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social.

Referência - O Hospital de Emergência e Trauma atende, exclusivamente, emergência ou urgência, vítimas de trauma (acidentes e desastres), queimadura e doenças clínicas em suas fases agudas (AVC e hemorragias digestivas). “Nesse último caso, o paciente é diagnosticado e após estabilizado seu quadro clínico, é transferido para hospitais que possam dar continuidade ao tratamento”, completou o diretor técnico, Edvan Benevides.

O hospital tem centro de imagem, pediatria, centro cirúrgico, Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Infantil, unidade de pacientes graves, laboratório e farmácias. A equipe é multiprofissional e qualificada, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e profissionais da área administrativa.

Acreditado - O Hospital de Trauma, em João Pessoa, é a primeira instituição pública na Paraíba a receber o certificado de acreditação. O certificado, semelhante ao ISO, mas exclusivo das instituições de saúde, atesta a qualidade dos serviços prestados, garantindo maior transparência e eficiência no atendimento.

O processo foi iniciado no começo da gestão pactuada entre o Governo do Estado e a Cruz Vermelha Brasileira e visa melhorar a qualidade dos serviços disponibilizados pelo Trauma, através do método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. O selo é uma indicação de que a instituição segue a padronização e se preocupa com a segurança do paciente.


SecomPB
Siga o Desterro1 no Twitter e Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner