14 causas surpreendentes de desidratação - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

3 de jun. de 2014

14 causas surpreendentes de desidratação

Existem razões óbvias para a desidratação como um dia de muito calor ou o facto de não beber água suficiente. O Huffington Post compilou uma lista de outras causas, algumas bem surpreendentes:


Diabetes - As pessoas com a doença têm um risco acrescido de desidratação. Quando os níveis de açúcar no sangue são altos de mais, o corpo tenta livrar-se do excesso de glicose através do aumento da produção de urina, o que pode levar a pessoa a ir mais vezes à casa de banho causando desidratação. 

Menstruação - O estrogénio e a progesterona influenciam os níveis de hidratação do corpo, por isso as mulheres devem, durante a menstruação, aumentar a ingestão de líquidos.

Medicação - Verifique os efeitos secundários dos medicamentos que lhe foram prescritos, pois muitos deles agem como diuréticos, aumentando a produção de urina e o risco de desidratação.

Hidratos de carbono - Os hidratos de carbono são armazenados juntamente com os líquidos, no corpo. Quando elimina os hidratos de carbono também acaba por perder água, baixando os níveis de hidratação. Já hidratos de carbono integrais como a aveia absorvem a água durante a cozedura por isso ingeri-los pode aumentar os níveis de hidratação.

Stress - Quando está em stress, as glândulas supra-renais bombeiam hormonas de stress. Se estiver constantemente sob pressão, as glândulas podem ficar exaustas, causando insuficiência renal. As glândulas produzem, também, a hormona aldosterona, que ajuda a regular os níveis de fluidos e electrólitos do corpo. Se a produção de aldosterona diminuir, aumenta a desidratação e baixam os níveis de electrólitos por isso deve aumentar a ingestão de líquidos num curto prazo de tempo.

Síndrome do Cólon Irritável - os sintomas desta doença (náuseas e diarreia crónica), bem como as restrições alimentares para os aliviar, podem causar desidratação.

Exercício físico - O problema da desidratação não é exclusivo dos atletas. Qualquer pessoa que faça exercício acaba por perder água e pode ficar desidratada. Experimente pesar-se antes e após o treino para ver quanto perdeu e compensar isso com água para não desidratar.

Gravidez - O corpo pode reter água numa tentativa de compensar a desidratação. Durante a gravidez, o volume de sangue e o aumento do débito cardíaco podem aumentar as necessidades de fluidos. Por outro lado, as náuseas e os vómitos também põem em perigo os níveis de hidratação.

Envelhecimento - a capacidade do organismo conservar água diminui à medida que se envelhece, assim como a sensação de sede. Deve ter sempre uma garrafa de água por perto em todos os momentos.

Suplementos Alimentares - Alimentos como a salsa, sementes de aipo ou agrião aumentam a produção de urina o que pode levar à desidratação. Se toma ou pensa começar a tomar um suplemento alimentar, o melhor é procurar informa-se acerca dos seus efeitos secundários.

Altas altitudes - Em grandes altitudes, o corpo altera-se: a respiração acelera e aumenta a produção de urina. Embora ambos sejam necessários para que haja um ajuste saudável entre a altitude e os seus níveis de oxigénio, podemos exalar mais vapor de água do que o normal e isso pode causar desidratação.

Consumo de bebidas alcoólicas - O álcool inibe uma hormona antidiurética e ainda prejudica a capacidade de sentir os primeiros sinais de desidratação, como a sede e o cansaço.

Comer poucas frutas e legumes - Se metade do seu prato a cada refeição não forem frutas ou legumes, deve beber até dois copos extra de água por dia para compensar o que não ingeriu, para evitar acabar desidratado.

Amamentação - Quando amamenta, a água está em movimento assim como os electrólitos, as proteínas, os minerais e outros ingredientes que passam do corpo da mãe para o bebé o que pode levar a diminuição dos níveis de hidratação. 

Redação Desterro1 com Visão

Siga o Desterro1 no Twitter e Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner