Descoberta 'mega-Terra' que está intrigando os cientistas - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

3 de jun. de 2014

Descoberta 'mega-Terra' que está intrigando os cientistas

Os astrônomos descobriram um planeta rochoso que pesa 17 vezes mais do que a Terra e tem o dobro do tamanho e estão agora a braços com o desafio de explicar como se terá formado


O Kepler-10c fica num sistema solar distante e é tão grande (e sólido) que os astrônomos nem pensavam ser possível existir um planeta assim. Esta "mega-Terra" já era conhecida, mas ainda não tinha sido possível avaliar-lhe o tamanho. Agora, concluiu-se, graças a um instrumento potente num telescópio nas Canárias, que tem um peso 17 vezes superior ao do nosso planeta. 

Segundo a NASA, o que está a causar admiração aos cientistas é que a força gravitacional de uma massa assim agregaria uma espécie de envelope de gás durante a sua formação, transformando-o num gigante gasoso do tamanho de Neptuno ou mesmo Júpiter. No entanto, ao que tudo indica, o Kepler-10c é bem sólido, composto sobretudo por formações rochosas.

"É o Godzilla das Terras, mas ao contrário do monstro dos filmes, o Kepler-10c tem implicações positivas para a vida", compara Dimitar Sasselov, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, explicando que "encontrar o Kepler-10c diz-nos que os planetas rochosos podem ter-se formado muito mais cedo do que pensávamos. E se é possível criar rochas, é possível criar vida".

Os astrônomos estimam que o sistema solar do planeta tenha cerca de 11 mil milhões de anos, o que significa que se terá formado menos de 3 mil milhões de anos depois do Big Bang. A Terra tem cerca de 4,5 mil milhões de anos. 

Com Visão

Siga o Desterro1 no Twitter e Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner