Família que conquistou cisterna de produção já fornece alimentos para o PAA - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

19 de jan. de 2011

Família que conquistou cisterna de produção já fornece alimentos para o PAA

Dona Conceição e Seu Adonias vivem na comunidade de Riachão, localizada no município de Malhada de Pedras, na Bahia. A família sempre plantou de tudo, mas nos últimos meses a produção ganhou um reforço, graças à cisterna de produção que existe na propriedade.
Tudo começou com a primeira cisterna, a de consumo humano, construída pela Congregação das Irmãs Beneditinas que vivem no município de Malhada de Pedras, através do Fundo Rotativo Solidário. Depois, seu Adonias que além de agricultor é também construtor de cisternas, construiu mais uma com recursos acessados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), aumentando assim a captação de água de chuva na propriedade.
Em março de 2010 mais uma conquista: a família recebeu a segunda cisterna construída pela Associação Divina Providência em convênio com o Governo do Estado da Bahia, através da SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), no qual o município foi contemplado com 20 cisternas de produção.
Com duas cisternas com capacidade de acumular 16 mil litros de água cada e uma de 50 mil litros começa a garantia da segurança hídrica e alimentar na propriedade. O casal, que antes já possuía iniciativa para produzir, agora aumentou e diversificou a produção, melhorando a qualidade de vida de toda sua família e de outras, como eles nos contam orgulhosos: “Eu não fui mais nunca em malhada comprar uma verdura na feira, compro outras coisas, mas verdura nunca mais comprei” – diz Dona Conceição. “Nós temos para vender, para o uso da casa e para compartilhar com outras famílias que não tem, graças a Deus!” – complementa seu Adonias.
O trabalho de cuidar da horta envolve toda a família e tudo é produzido de forma agroecológica, ou seja, sem química, com adubos orgânicos e utilizando a urina de vaca como defensivo natural.
Além de garantir alimentação saudável para o próprio consumo, a família possibilita ainda que outras famílias também tenham alimentos e aumenta a sua renda, pois seu Adonias e Dona Conceição já estão fornecendo parte do que é produzido em sua horta para o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. Semanalmente, às terças-feiras, o casal se dirige à secretaria de Ação Social do município de Malhada de Pedras para entregar a produção.
 
Santina André - Comunicadora Popular
Brumado - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner