Campanha 1 Milhão de Árvores em PE completa um ano - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

1 de jun. de 2011

Campanha 1 Milhão de Árvores em PE completa um ano

Distribuição de mudas em ato público sobre a campanha, realizado em Pesqueira | Foto: Arquivo Centro Sabiá Para as pessoas que desejam fazer algo em prol do meio ambiente, uma boa dica é se unir a campanha 1 Milhão de Árvores, desenvolvida pelas organizações não-governamentais Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga. Com o slogan Junte-se a nós, plante mais árvores para um mundo melhor, a iniciativa convida a população a fazer a sua parte em prol de um planeta melhor para se viver. 

A campanha surgiu em junho do ano passado e, até o momento, já foram cultivadas pouco mais de 100 mil árvores em diferentes regiões do estado. Essas foram iniciativas articuladas pelas organizações que iniciaram esse movimento junto a agricultores/as, escolas, órgãos governamentais e outras instituições.

A partir do mês de junho, durante as atividades da Semana do Meio Ambiente, o número de árvores plantadas deve aumentar consideravelmente,  já que algumas atividades do Centro Sabiá vão estimular o fortalecimento dessa ação. Na Mata Sul, por exemplo, no dia 8 de junho, na cidade de Rio Formoso, haverá troca e distribuição de mudas.

Quando a campanha surgiu, a previsão era plantar um milhão de árvores em um ano. Embora essa meta não tenha sido alcançada, a iniciativa alcançou diversos resultados nesse período. Um deles é a parceria com escolas, onde crianças, adolescentes e jovens foram estimulados a debater questões sobre o meio ambiente. Outro ganho tem sido a participação das prefeituras, fortalecendo a relação sociedade civil e governo, além de comprometer o poder público local com a causa. Outro resultado positivo é o envolvimento dos agricultores/as que, além de plantar, estimulam a comunidade a participar da campanha.
Um exemplo disso é o agricultor Rafael Justino Braz, do município de Bom Jardim, no Agreste Setentrional. Ele plantou mais de mil árvores em seu sítio. “Eu abracei a campanha, porque é preciso favorecer a parceria em todos os aspectos. Estamos vivendo uma época que todos precisam contribuir para melhorar o meio ambiente, a nossa propriedade e para mudar a situação precisamos levar essa ideia adiante junto das famílias agricultoras”, explica.

Campanha - Com o plantio de um milhão de árvores, as ruas do estado vão ganhar um clima mais agradável com sombra e ar puro. As árvores também protegem as terras contra erosão, conservam a água no solo e geram alimento para as famílias, entre outros benefícios. As mudas também podem ser plantadas no quintal das casas, nos parques ou até mesmo em alguns locais de trabalho. A campanha sugere que sejam feitos mutirões em comunidades ou em escolas para garantir o plantio. Outro objetivo dessa grande mobilização é dar visibilidade às experiências de famílias agricultoras da Mata Atlântica e do Semiárido pernambucano que trabalham com a agricultura familiar de base agroecológica.

No blog plantemaisarvores.wordpress.com tem um contador que registra o número de árvores plantadas, além de informações e fotos da campanha.

 

Assessoria de Comunicação (Centro Sabiá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner