Saúde discute novos critérios para doação de sangue - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

29 de jun. de 2011

Saúde discute novos critérios para doação de sangue

doacao_sangue_foto_walter_rafael_4-270x202“Doação de sangue sem preconceito” será o tema do seminário que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Hemocentro realizarão na próxima segunda-feira (4), das 8h às 17h, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Jaguaribe, em João Pessoa. O evento vai discutir com os profissionais de saúde que atuam nos hemocentros e hemonúcleos do Estado a portaria 1.353, do dia 13 deste mês, do Ministério da Saúde (MS), que fala sobre os novos critérios para a doação de sangue no Brasil.

Entre as novidades, a portaria determina que a orientação sexual não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue. Ou seja, não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, assim como hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia.

O novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos também fala da ampliação da faixa etária para o doador de sangue. Hoje, jovens entre 16 e 17 anos, com autorização dos pais ou responsáveis, podem fazer parte do grupo de doadores, assim como houve a ampliação para idosos com até 68 anos.

As mudanças aconteceram depois de uma consulta pública iniciada em 2010. A pesquisa do MS recebeu 500 contribuições de especialistas do setor e da sociedade civil.

Programação – O seminário apresentará quatro palestras, sendo duas pela manhã: “Captação de Doadores – Novo enfoque sobre participação”, com Josinete Gomes (do Hemope de Pernambuco) e “Aspectos Técnicos da triagem Clínica”, com Regina Bastos (Minas Gerais); à tarde as palestras serão “Aspectos epidemiológicos do HIV e Hepatites Virais”, com Juliana Givisiez (Ministério da Saúde) e “Conhecendo a Diversidade”, proferida por Juny kraiczyk, também do MS.

 

Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner