Translitorânea: Maior obra do PAC da Paraíba - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

27 de jun. de 2011

Translitorânea: Maior obra do PAC da Paraíba

SDC18339-270x202A Adutora Translitorânea localizada na Região do Litoral Sul da Paraíba vai beneficiar a população da Grande João Pessoa (Bayeux, Cabedelo, Conde, Santa Rita) no aporte de água trazidas dos rios Papocas e Cupiçura. A obra vai garantir água também para a população de Alhandra e Conde. A Translitorânea é a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I) da Paraíba e está orçada em R$ 160 milhões. A nova adutora deverá será entregue dentro de 12 meses.

Conforme o secretário executivo de obras do PAC, Ricardo Barbosa esta obra representa sozinha 50% dos valores contratados para as 24 obras de recursos hídricos e esgotamento sanitário do Programa do Governo federal.  “A obra estava parada há dez meses e vinha em ritmo lento desde janeiro 2010 quando houve a auditoria do TCU que identificou na época algumas irregularidades. Agora por determinação expressa do governador Ricardo Coutinho nós cuidados de colocar em funcionamento todas as obras, mas priorizando a Translitorânea e a Adutora São José, em Campina Grande”, explicou.

O diretor da Cagepa, Deusdete Queiroga, cujo órgão gerencia a obra executada pela Empresa Camargo Corrêa, ressaltou que a Adutora Translitorânea vai resolver em definitivo o problema da intermitência no fornecimento de água para a população em vários bairros da Região Metropolitana de João Pessoa.

“Essa obra vem trazer uma solução no abastecimento de água por vinte anos. Até o ano de 2030, a Grande João Pessoa vai ficar com seu problema de abastecimento resolvido com essa obra. São 28 km de adutora e em Gramame, será construída uma nova estação de tratamento, ou seja, a Cagepa vai ter praticamente duplicada a produção de água para atender a demanda da população que cresceu muito e esse projeto, que hoje existe estava vencido desde 2005”, destacou.

Para o prefeito da Capital, Luciano Agra, a adutora é uma obra de infraestrutura imprescindível para o futuro, mesmo a Paraíba estando com o crescimento demográfico estabilizado, mas não impede que 10 mil pessoas a mais cheguem a João Pessoa por ano e isso requer consumo de água. “Então, o maior benefício que eu vejo além de resolver problemas de outras cidades mais próximas é reforçar de imediato o tratamento de água de João Pessoa para acabar de vez com essas intermitências que o sistema tem apresentado na Capital”, referendou.

O prefeito do município do Conde, Aluízio Régis disse que a nova adutora vai beneficiar mais de dez mil pessoas do seu município. “O Conde é uma cidade que está crescendo muito e o governo do Estado demonstrou sua preocupação, uma vez que, a nossa cidade litorânea tem capacidade para viabilizar grandes investimentos na área industrial, turístico e mobiliário, fora que o Conde é um celeiro da produção de frutas e hortaliças e a água é de fundamental importância para todos”. Disse.

O prefeito do município de Bayeux, Jota Júnior também ressaltou a importância da nova adutora que segundo ele, vai aliviar o drama populacional da cidade com a estabilidade no fornecimento hídrico. “Para nós isso será uma maravilha, muito embora Bayeux seja cercada de água, mas não tratada. O abastecimento de água potável vai dar a cidade uma tranqüilidade de pelo menos vinte anos porque nós sabemos que o maior problema do século é a água e nós vamos ter uma tranqüilidade nesse sentindo o que é uma alegria muito grande para nós. A cidade também será beneficiada em outro aspecto pela Cagepa que é o esgotamento sanitário que pulará de 8 para 85 por cento”,

 

Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner