Brasil ocupa 108ª posição em ranking sobre liberdade de imprensa. - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

30 de jan. de 2013

Brasil ocupa 108ª posição em ranking sobre liberdade de imprensa.

Brasil cai nove posições em ranking de ONG sobre liberdade de imprensa

RIO - A ONG Repórteres Sem Fronteiras divulgou o ranking sobre liberdade de imprensa em que o Brasil aparece na 108ª posição entre 179 países avaliados. Em 2012, o país apareceu na 99ª colocação. A ONG informa que nações que são modelos regionais, caso do Brasil, não estão à altura no ranking.


“Na América Latina, o Brasil, motor econômico da região, continua o seu declínio (no ranking), que começou no ano passado. Os cinco jornalistas mortos no país em 2012, assim como os problemas persistentes de pluralismo dos meios de comunicação, explicam essa degradação”, diz o texto.

A primeira posição no ranking é ocupada pela Finlândia. Em seguida aparecem Holanda e Noruega. Eritreia, na África, ocupa a pior colocação.

Na ficha que traz sobre o Brasil, o Repórteres Sem Fronteiras descreveu como vê a liberdade de imprensa no país:

“Apesar dos avanços legislativos e dos esforços palpáveis na luta contra a impunidade, o Brasil ainda apresenta riscos pontuais para a segurança dos jornalistas, em especial nas regiões do Norte e Nordeste. Como em outros países, o crime organizado continua sendo a principal causa de ameaças diretas. Paralelamente, as pressões políticas e judiciais locais contra a imprensa proliferam, num cenário mediático marcado pelos conflitos de interesse. A censura prévia afeta duramente os sites jornalísticos”.

Nas Américas, a Jamaica é o país mais bem colocado: aparece em 13º lugar. Entre os países vizinhos do Brasil, o Uruguai aparece em 27º e a Argentina em 54º.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner