Desterro1:
.jpg)
A autorização da obra foi festejada pela população de São Sebastião do Umbuzeiro que também comemorou a realização de outro sonho: o asfaltamento da estrada que liga a cidade a Zabelê.
A adutora vai ter 87,3 km saindo da barragem de Camalaú, passando por São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê com três grandes reservatórios e alguns chafarizes para atender às comunidades rurais. “Essa era uma reivindicação antiga e integra um conjunto de adutoras que estão sendo construídas como a que sai de Boqueirão e vai até Barra de Santa Rosa e Alcantil, Natuba, Umbuzeiro, Santa Cecília e a adutora do Congo III”, explicou o secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo.
Adutora do Congo III- Ainda durante a solenidade, Ricardo anunciou que vai autorizar o início das obras do sistema adutor do Congo III beneficiando os municípios de Santo André, Coxixola e as localidades de Pio X e Sucuru. O Governo do Estado vai investir mais de R$ 8 milhões dentro do PAC Estiagem.
O governador destacou que esse é um momento significativo e aguardado em que o Governo do Estado inicia duas obras importantes para a população que participou do Orçamento Democrático e indicou a água e as estradas como prioridades para a região. “Agradeço a Deus a possibilidade de fazer as estradas e levar a água para a população do Cariri que, durante muito tempo, esperava por esses benefícios essenciais para colocar a região na rota do desenvolvimento”, enfatizou.
O prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro, Francisco Neves, afirmou que além da estrada, a adutora era a principal reivindicação do povo que sonhava em ter a água tratada nas suas casas. “O nosso abastecimento é feito pela prefeitura, mas de forma precária. O abastecimento da Cagepa vai garantir água tratada e segurança hídrica, principalmente quando o açude de Camalaú receber as águas do Rio São Francisco”, explicou o prefeito.
Ele ainda ressaltou que, com as estradas e a água, os municípios do Cariri vão se desenvolver. “O empresário que quiser instalar uma fábrica ou comércio aqui terá o acesso asfáltico, oferta de água, comunicação e energia. Não há como deixar de reconhecer o trabalho que o Governo do Estado tem empreendido no Cariri”.
Para o comerciante de São Sebastião do Umbuzeiro, Jurandir Tutu, o governo estadual demonstrou o compromisso com o município ao possibilitar essas conquistas. “Acreditamos na palavra de Ricardo que já iniciou a estrada e vai fazer a adutora abrindo uma perspectiva de desenvolvimento para o nosso município”, observou.
A dona de casa Maria Aparecida Bezerra, também de São Sebastião do Umbuzeiro, espera que a adutora ponha fim ao sofrimento da falta d’água e ofereça água tratada e saúde para todos. “Esse Governo nos devolveu a esperança de um futuro melhor”, completou.
Participaram da solenidade, o deputado federal Efraim Filho; os deputados estaduais João Henrique e João Gonçalves; os prefeitos do Congo, Romualdo Quirino; de Camalaú, Jacinto Bezerra; de São João do Tigre, Célio Andrade; de Caraúbas, Severino Dudu; além do presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga.
(Com Secom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.