Estudantes de Bayeux participam das aulas do projeto Prima - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

15 de ago. de 2014

Estudantes de Bayeux participam das aulas do projeto Prima

Alunos do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), em Bayeux, iniciaram as aulas na Escola Estadual Irineu Pinto. O novo polo do projeto beneficia estudantes e a comunidade, que podem participar de cursos de Canto e Coral, além de Percussão. Os participantes comemoram a oportunidade de iniciar seus primeiros passos musicais. O projeto é do Governo do Estado.

O diretor administrativo do Prima, Milton Dornellas, explicou que o polo de Bayeux contou com investimentos de meio milhão de reais. “Para Bayeux, há um convênio com o Ministério da Justiça, que tem o programa Brasil Mais Seguro”, explicou.
O professor de canto e coral do polo Prima de Bayeux, Kleiton Araújo, explicou que os cursos oferecidos oferecem fundamentos básicos de Música. “Na nossa aula, eles estão fazendo uma inicialização do canto e coral. Assim, vão aprendendo harmonia, notas, afinação e todos os princípios básicos de música. Porque, quando eles começarem a utilizar os instrumento, terão mais facilidade”, justificou.

Oportunidade - O estudante Glismo Araújo Cabral, 15, cursa o primeiro ano do ensino médio e falou sobre a oportunidade de aprender música. “Fiquei sabendo pela diretora que a orquestra sinfônica viria para a escola. Aqui tem muitos talentos. Espero um dia representar Bayeux lá fora, mostrando um pouco dos nossos talentos”, afirmou.
Dayanne Kelly Santos, 14, faz o 2º ano e participa das aulas de canto e coral. Ela disse que a apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraíba na escola foi um estímulo para integrar o Prima. “Quando eu ouvi a apresentação, me apaixonei pelo violino. Na hora da inscrição, me perguntaram se eu queria fazer canto e coral, porque eu já havia estudado música em outro lugar. Mas também estou aprendendo violino”, disse. “Meu gosto musical mudou totalmente. Não esqueço minhas raízes, mas a música clássica é diferenciada”, acrescentou.

Nathália Rodrigues da Silva, 16, estudante do primeiro ano, elogiou o projeto. “Acho o projeto muito bom, porque só encontramos esse tipo de curso em escolas particulares. É importante para nós sabermos o que é uma orquestra e conhecermos princípios musicais”, observou.

Para Layrton Santos, 14, o Prima é uma oportunidade para reforçar sua vocação musical. “Hoje é meu primeiro dia de curso. Já toco um pouco de teclado, bateria e violão. Então, eu quis me aperfeiçoar com as aulas de canto e coral. O projeto é um incentivo muito legal”, afirmou.

Doze polos na Paraíba – as atividades do Prima são oferecidas em polos de ensino localizados nas escolas públicas. Eles são independentes quanto à escolha de repertório e valorização da cultura local. Ao mesmo tempo, promovem a homogeneidade do aprendizado.

Atualmente, estão em funcionamento 12 polos – Cabedelo, João Pessoa (Mandacaru, Alto do Mateus, Bairro dos Novais), Campina Grande, Catolé do Rocha, Santa Rita, Cajazeiras, Itaporanga, Patos, Guarabira e Bayeux.

Em algumas comunidades, são oferecidas classes em mais de uma localidade, em parceria com as prefeituras. Nesses casos, existem os chamados polos satélites. O plano de ação das atividades foi elaborado pelo maestro Alex Klein, da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Desterro1 com Secom


Siga o Desterro1 no Twitter e Facebook. Circule Dário Cardoso.
Reprodução permitida desde que seja mencionado Desterro1.com/Autores das Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner