Dilma avança no 1º turno segundo Datafolha - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

19 de set. de 2014

Dilma avança no 1º turno segundo Datafolha

Dilma vai a 37% e Marina cai para 30% no primeiro turno, diz Datafolha.

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, abriu vantagem sobre a ex-ministra Marina Silva (PSB) no primeiro turno da eleição presidencial de outubro, com 37% das intenções de voto ante 30% da principal adversária, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira.

Dilma passou de 36% na pesquisa anterior, realizada em 8 e 9 de setembro, para os atuais 37%, enquanto Marina caiu de 33% para 30%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, foi de 15 para 17% das intenções de voto, recuperando um pouco de terreno.

Em uma simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a vantagem da candidata do PSB caiu de 4 pontos no levantamento passado para 2 pontos atualmente. Marina apareceu com 46% das intenções de voto (tinha 47%) e Dilma está com 44% (tinha 43%).

As duas candidatas estão empatadas tecnicamente no segundo turno, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos.

Num eventual segundo turno entre Dilma e Aécio, a presidente venceria por 49% a 39%, de acordo com a pesquisa. No levantamento anterior, Dilma tinha vantagem de 49% a 38% sobre o tucano.

A vantagem maior de Dilma sobre Marina pode indicar que a presidente não foi afetada pelas denúncias de ex-diretor da Petrobrás que, segundo vazamentos de depoimentos publicados na mídia, apontam para um suposto esquema de propinas a políticos e partidos da base governista.

Marina, por outro lado, pode estar sofrendo com os ataques que tem recebido tanto de Dilma como de Aécio.

Enquanto Dilma ataca Marina sobre a exploração do pré-sal e sobre a formalização da independência do Banco Central, com propagandas que a candidata do PSB classifica como falsas, Aécio tem apontado para o que chama de inconsistências da ex-senadora e procurado colar nela a imagem de uma espécie de segunda candidatura do PT.

De acordo com o levantamento, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, Marina caiu nas intenções de voto no primeiro turno em quatro das cinco regiões do país, à exceção da região Nordeste, onde foi de 31 para 32%.

No Sudeste, única região onde a candidata do PSB aparece em primeiro lugar, a vantagem dela sobre Dilma caiu de 8 para 4 pontos, passando de 36% a 28% para 32% a 28%. Dilma lidera nas outras regiões.

Outro dado preocupante para Marina é o aumento da rejeição à candidata, que passou de 18 para 22%. Dilma tem a maior rejeição, 33%, enquanto a rejeição a Aécio é de 21%, de acordo com o Datafolha.

A pesquisa mostrou também que a avaliação ótima/boa do governo Dilma passou de 36 para 37%, enquanto as avaliações regular e ruim/péssimo permaneceram estáveis em 38 e 24%, respectivamente.

O Datafolha entrevistou 5.340 pessoas nos dias 17 e 18 de setembro, em 265 municípios.

Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner