Operação Hircus da PRF recupera 263 veículos roubados em apenas uma semana - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

3 de out. de 2019

Operação Hircus da PRF recupera 263 veículos roubados em apenas uma semana

Dentre os grandes desafios assumidos pela segurança pública brasileira está o combate ao roubo e furto de veículos. Inibir a prática não é o suficiente; as ações para recuperá-los têm igual importância. 

E foi pensando em melhorar os resultados no combate a essa modalidade criminosa que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) criou, há 6 anos, a Operação Hircus, que tem como foco o enfrentamento às fraudes veiculares, e destaca-se como a principal ação de combate aos crimes de furto, roubo e adulteração de veículos automotores. Na sua quinta edição, que aconteceu na última semana, envolvendo os estados do Piauí, Paraíba e Mato Grosso, a Hircus terminou com um saldo de 263 veículos recuperados e 164 pessoas presas. Só no ano passado a PRF recuperou 8.064 veículos em todo o país. A operação teve o apoio de policiais civis, militares e de componentes do Ministério Público.

A operação aconteceu em vários municípios nos estados do Piauí, Paraíba e Mato Grosso. As ações envolveram mais de 200 policiais rodoviários federais nas três unidades da federação; vários deles especializados na identificação de fraudes veiculares. Houve ainda o apoio aéreo, onde helicópteros da PRF prestaram o suporte ao pessoal em terra. A Hircus contou com a participação de policiais civis, entre delegados, peritos, agentes e escrivães. Houve também o apoio de policiais militares nas diversas ações desencadeadas ao longo do período que durou a operação. A experiência dos integrantes das forças coirmãs tiveram um papel preponderante para o sucesso dos trabalhos. O Ministério Público do Mato Grosso, através da unidade do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), também deu total suporte às investidas naquele estado do Centro-Oeste.

Os números não mentem – As ações duraram, em média, sete dias. Elas começaram no início da última semana e foram concluídas no sábado (28). Foram recuperados 263 veículos, todos produtos de roubo ou furto; 164 pessoas foram presas; 48 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) adulterados foram apreendidos e, ainda, quatro armas de fogo foram apreendidas.

Quando mais é mais – Inegavelmente, um dos motivos de obtenção dos maiores sucessos nas operações policiais é a integração de forças. Isso ocorre quando os diversos operadores de segurança pública trabalham irmanados e com foco em um só objetivo. Quando o protagonismo é substituído pelo desejo de resultados expressivos em benefício da real atividade finalística da segurança pública, os ganhos tornam-se incontáveis. Não foi à toa que a Operação Hircus V chegou ao fim com resultados tão exitosos.

O nome Hircus refere-se a uma variedade de caprinos presente no Nordeste brasileiro (Capra aegagrus hircus – em latim). Na linguagem policial, “cabrito” designa um veículo que é adulterado para esconder sua procedência ilícita, geralmente produto de roubo ou furto. 

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner