Governo de Minas lança parceria com o Programa Água Para Todos, mas população reivindica acesso à água de qualidade - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

2 de ago. de 2012

Governo de Minas lança parceria com o Programa Água Para Todos, mas população reivindica acesso à água de qualidade

Associações, sindicatos, ONG’s, representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil se reuniram nos dias 18 e 20 de julho, nas cidades de Araçuaí e Montes Claros, respectivamente, para o lançamento da parceria do governo de Minas Gerais com o Programa Água Para Todos, do Governo Federal. Durante o lançamento no município de Araçuaí, comunitários se manifestaram denunciando a má qualidade da água disponível para as famílias no local.

O alvo das insatisfações são as estratégias de ação do governo estadual, como, por exemplo, a Caravana da Água, onde representantes governamentais visitaram comunidades e anunciaram em meios de comunicação a “solução” para a seca na região. No entanto, de acordo com os manifestantes, estratégias estruturantes, como revitalização de rios e de abastecimento de água, estão apenas prometidas.

A proposta do governo estadual, desta vez, é apresentar a consagrada alternativa de convivência com o Semiárido, em parceria com organizações governamentais e da sociedade civil.

A Secretaria de Estado Extraordinário para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (SEVAN) e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) foram responsáveis por apresentar as ações do governo do estado para “convivência com seca”, que tem como objetivo a construção de microbarragens, barragens, sistemas simplificados de abastecimento de água, cisternas de placas e de produção familiar, além da instalação de cisternas de polietileno.


Campanha Cisterna de Plástico PVC - Somos Contra


Durante o evento, foram apresentadas as cisternas de polietileno, como uma das alternativas do Programa Água Para Todos, governo federal. No entanto, a ASA considera a tecnologia das cisternas de plástico como a contramão da atuação que tem valorizado o Semiárido. Por isso, no segundo semestre de 2011, a Articulação lançou a Campanha “Cisterna de Plástico/PVC – Somos Contra!”.

A Campanha denuncia que, chegando já pronta, as cisternas de polietileno vão desmobilizar as comunidades e reduzir a oferta de trabalho e renda local. A fabricação das cisternas de plástico está sendo feita por uma empresa estrangeira, deixando de empregar mão de obra local e desaquecendo o comércio local. Outra preocupação é a confiabilidade da tecnologia, que poderá aumentar, ainda mais, a quantidade de lixo no meio ambiente, caso as expectativas de durabilidade não sejam atingidas.

Por estes e outros motivos, a ASA acredita que é um retrocesso a implantação de cisternas de plástico/PVC e não comunga com esta opção.


ASA – Uma alternativa para o semiárido

Há 13 anos, a Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas) vem desenvolvendo ações de convivência com o Semiárido, compreendendo os períodos de estiagem como parte da natureza local e adaptando suas ações a estes períodos. A metodologia utilizada é de diagnóstico participativo, fazendo com que as soluções sejam construídas junto aos próprios agricultores. Os resultados podem ser observados na organização comunitária, geração de renda e conscientização local, o que mostra a eficácia da metodologia.

Ao todo, 14.319 tecnologias de captação de água da chuva (cisterna calçadão, tanque de pedra e barragem subterrânea) já haviam sido construídas pela ASA na região do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas.

A ASA Minas será parceira do Programa Água para Todos, continuando a desenvolver as tecnologias de captação de água da chuva.
 
Myrlene Pereira - comunicadora popular da ASA 
Araçuaí-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner