Saúde realiza dia D contra a Dengue e Febre Chikungunya em Desterro - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

8 de dez. de 2014

Saúde realiza dia D contra a Dengue e Febre Chikungunya em Desterro

Com o objetivo de passar informações sobre a prevenção da dengue e febre chikungunya doença semelhante a dengue, ainda pouco conhecida no Brasil, a Secretaria de Saúde de Desterro realizou neste sábado (06) uma grande mobilização por todo o município. Com a presença do Secretário Municipal de Saúde Rubens Marques, dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, foram distribuídos de porta em porta os folhetos informativos que trazem várias dicas de como evitar e quais os sintomas das doenças.

A febre Chikunguya é uma doença viral, causada por um vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes Aegypti [transmissor da dengue] e o Aedes Albopictus. A Chikunguya possui uma estreita relação com a dengue, seja na forma de transmissão ou nos sintomas, porém o tipo de vírus não evolui para sintomas hemorrágicos. Em 2010, o Brasil registrou três casos importados da doença [contraídos no exterior]. Desde então, a doença passou a ser monitorada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 2004, a doença foi registrada em dezenove países. O Ministério da Saúde confirmou, no dia 04 de outubro, no Brasil, 211 casos, sendo 74 confirmados por critério laboratorial e 137 por exame clínico-epidemiológico.
Os sintomas são: febre alta, cefaleia, dores musculares e nas articulações e erupção cutânea, costumando durar de 3 a 10 dias. Segundo a Organização Pan-americana de Saúde, a letalidade da Chikungunya é rara e menos frequente que nos casos de dengue. A pessoa que apresentar os sintomas deve procurar um posto de Saúde mais próximo da sua casa. O tratamento é feito de forma específica de acordo com os sintomas. Recomenda-se repouso, beber muito líquido e não ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS ou aspirina).



Para o Secretário Rubens Marques, as ações de prevenção são importantes, levam ao cidadão as informações necessárias evitando assim a proliferação das doenças.

Redação com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner