Sexta Cultural é realizada no Distrito de São Sebastião com muito sucesso e revelações - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

28 de jul. de 2015

Sexta Cultural é realizada no Distrito de São Sebastião com muito sucesso e revelações

Fotos/Divulgação: Olavo Silva
Foi realizada na última sexta 24/07, no Distrito de São Sebastião de Cacimbas a 1ª sexta cultural com diversas apresentações do gênero, sendo: ações educativas e de saúde, cantoria de viola com poetas repentistas, coco de emboladas, declamações, exposição de artesanatos e literatura de cordel, barracas com comidas típicas, torneios de futebol, apresentações de danças culturais e realização de casamento matuto, além de muito forró.



O evento que foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cacimbas, como forma de prestigiar os talentos locais e dar oportunidade de outras atrações regionais mostrarem suas produções, as apresentações reuniu várias pessoas das comunidades rurais e cidades vizinhas o que serviu de convite para a festa do Forrótiano 2015 fora de época. As escolas Vereador Manoel de Almeida, Joaquim Cassiano Alves e João Heleno de Maria se revezavam para agradar a multidão que vibravam a cada apresentação.

Clique para ampliar
Foram mostrados danças dos quilombos de Chã, Aracatí e Serra Feia, além dos convidados de Teixeira, os Canudos e os Maurícios, Naldo e Naldão, o trio de declamadores José Thiago, Vinicius Martins e Jayres Fernandes, teve também os admiradores locais Thiago e Camila Leite. Teve também a participação dos poetas repentistas de Livramento Anderson e André. Alunos do programa Mais Educação da Escola Vereador Manoel de Almeida apresentaram aulas de percussão sob coordenação da professora Rafaela e do instrutor Léo.

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Houve concursos de danças com premiação em dinheiro para os três primeiros colocado, sendo esmeralda e Vinicius, Pai Chico e Lidinei e Alcione com Leudo, primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. O Prefeito Léo o vice Joãozinho, com sua equipe de secretários e vereadores, sempre presente junto à comissão organizadora para dar total assistência na realização dos eventos.
Os artistas da “terra” tiveram a oportunidade de divulgar seus trabalhos. A grande revelação da noite veio com dois estudantes, Vitor e Ronaldo, moradores do Distrito, que pela primeira vez se apresentaram em público e conquistaram a atenção da plateia com a modalidade coco de embolada, eles chamaram a atenção pela forma irreverente e criativa de atuar como se fossem profissionais.

De origem humilde, os referidos artistas um com o pandeiro emprestado e o outro apenas com o talento, emocionaram os presentes e ao contar parte de suas dificuldades o Prefeito Léo se mostrou sensível e entregou a dupla a quantia de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), para eles adquirir seus instrumentos novos. A multidão elogiou a iniciativa do gestor pelo apoio concedido.

O evento foi apresentado pelo Jornalista e professor Olavo Silva, o diretor escolar Vanberto Ferreira e a professora Gracinha de Livramento. “Essa sexta cultural foi um sucesso que surpreendeu a todos, esperamos ser a primeira de muitas outras que iremos realizar, pois talentos nós temos muitos, basta serem revelados e terem as devidas oportunidades”, disse um dos organizadores.
Os artistas mirins e os demais veteranos reconhecem as oportunidades criadas pela Prefeitura, como primordial para difundir a arte e incentivar a prática da verdadeira cultura nordestina com a inclusão de muitos jovens em projetos sócias, onde estes tem a oportunidade de ocupar parte do seu tempo com ações educativas.

Foi realizado o torneio de futebol à tarde com os times: Atlético, São Gonçalo, Jardim e Serra Feia, sendo os dois últimos os finalistas, premiados com troféus e dinheiro. A parte musical ficou por conta dos músicos locais Zé de Moura, em seguida o trio de Forró pé de Serra e encerando as comemorações veio ele que é sucesso por onde passa Edinaldo dos Teclados e Pegadão do Forró.

Com Olavo Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner