Consultor do MDS conhece tecnologias do P1+2 no Semiárido alagoano - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

18 de nov. de 2010

Consultor do MDS conhece tecnologias do P1+2 no Semiárido alagoano

Durante os dias 8, 9 e 10 de novembro, Adroaldo Pandofo, engenheiro civil e consultor temporário da UNESCO e da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), visitou algumas das implementações realizadas pelo Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: Uma Terra e Duas Águas (P1+2) no estado de Alagoas.

Fotos Site Asa Brasil

Pedreiros colocando a lona plástica, que vai  "segurar" a água no subsolo

O consultor conheceu barragens subterrâneas, tanques de pedra e cisternas-calçadão nos municípios de São José da Tapera, Ouro Branco, Major Izidoro e Estrela de Alagoas e ainda teve a oportunidade de acompanhar a construção de uma barragem subterrânea no município de Olivença. Ele esteve presente desde o início das escavações até o chumbamento da lona, com o objetivo conhecer os processos e métodos utilizados pela Unidade Gestora Territorial (UGT) na implementação da tecnologia social.

Adroaldo conta que o principal objetivo de sua visita é analisar e orientar quanto à qualidade das implementações, no sentido de constatar e demonstrar a viabilidade delas, bem como levantar subsídios para se pensar novos projetos, a partir de dados concretos e baseados no impacto que essas obras sociais têm causado nas famílias e comunidades.

No decorrer das visitas, o consultor verificou e orientou quanto a questões técnicas como material utilizado nas construções, processo de produção de placas e instrumentos para facilitar a execução do trabalho de pedreiros e, ao final, reuniu-se com a equipe técnica da UGT CACTUS para apresentar considerações e sugestões para melhorar ainda mais a qualidade das tecnologias.

O P1+2 é desenvolvido pela ASA com apoio do MDS e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As tecnologias sociais do programa visam a captação de água para produção de alimentos.

Regimere Santos - Comunicadora popular da ASA

São José da Tapera – AL

Por ASA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner